sexta-feira, 15 de maio de 2015

BIOGRAFIA

Gustav Theodor Fechner, nasceu em 1801 em Gross Särchen - baixa Lusatia, filho de um pastor Luterano e com apenas 5 anos mostra o seu brilhantismo aprendendo Latim. A 22 de Outubro de 1850 surgem as primeiras idéias acerca da medição estimulo - sensação, e com base nos estudos de Weber, formula a Lei de Fechner, funda a Psicofísica e torna- se um marco no surgimento da Psicologia como ciência.
Logo desde muito cedo entra em desacordo com a abordagem científica da época, criou um conceito ao qual chamou “visão diurna” onde o universo era observado do ponto de vista da consciência e que se opunha à idéia de “visão noturna” onde tudo era considerado matéria inerte. . 
A sua primeira educação foi em Sorau. Em 1817 ingressou na Universidade de Leipzig onde estudou na Medizinisch - Chirurgische Akademie recebendo em 1822 o seu diploma de médico, porém decide não exercer. Paralelamente, criou uma personagem alternativa sob pseudónimo de Dr. Mises, e publica entre 1821 e 1876 varias obras satíricas e peças humorísticas, através das quais satirizava as tendências da ciência, da medicina e da sociedade materialista da época. Estes textos evidenciam um lado diferente mas essencial da sua personalidade.
Embora formado em ciências biológicas, o seu foco de interesse era direcionado para a matemática e a física, elaborando pesquisas com importantes contribuições no desenvolvimento da eletricidade, área totalmente desconhecida nesta altura. 
Casa-se em 1833 e em 1834, devido ao seu trabalho já desenvolvido, é nomeado professor de Física na Universidade de Leipzig, onde é considerado um matemático e físico brilhante . 
Em 1839 desenvolve pesquisas na área de imagens pós visuais ou persistentes, estudando o fenômeno no qual um indivíduo após olhar para a luz do sol continua a visualizar uma intensa claridade. Sendo ele um dos pesquisadores, contraiu sérios problemas de saúde, prejudicando a vista, o que o obrigou a desistir de estudar na Universidade.
Após vários anos de sofrimento físico (possibilidade de cegueira) e mental (neuroses seguidas de depressões) que resultaram numa grave crise a nível pessoal, começou em 1842 a recuperar e virou as suas atenções para questões psicológicas e religiosas. 
Desenvolveu o seu interesse pela sensação, a relação da mente com o corpo, e pela doutrina . Para G.T.Fechner o corpo e a mente não seriam realidades opostas mas sim características de uma mesma realidade essencial. 
"O grande G.T.Fechner", como Freud o chamava, regressou à sua vida acadêmica, Leipzig, desta vez como professor de filosofia em 1848. No seguimento desta sua nova fase, estabeleceu os fundamentos da psicofísica, postulando a lei de Weber-Fechner.
Em 1851 surge um dos seus principais trabalhos “Zend Avesta: oder über die Dinge und dês Himmels Jenseits dês” e em 1860, procura demonstrar que o psíquico e o físico são dois aspectos da mesma realidade e apresenta a sua obra Elemente der Psychophysik (1860) onde descreve a relação existente entre a quantidade de estimulo e a intensidade da sensação. . 
Adepto do pensamento monista , Fechner afirma que os fatos corporais e os fatos do consciente, embora não redutíveis, são lados diferentes de uma mesma realidade. A sua originalidade está na tentativa de descobrir uma relação matemática exata entre eles. Daqui resulta uma das suas investigações mais famosas, a Lei de Weber - Fechner: a intensidade de uma sensação aumenta em progressão aritmética e o estímulo correspondente aumenta em progressão geométrica. Este é hoje um dos princípios básicos da percepção.
Gustav Theodor Fechner, ao publicar a sua obra “Elemente der Psychophysik” (1860), fica conhecido como o pai da Psicofísica, lançando assim as bases para a fundação da Psicologia Experimental. .
Embora nunca tenha perdido o seu interesse pelo estudo do corpo e da mente, em 1865, dedicou-se à estética experimental e em 1876 publicou um livro intitulado Vorschule der Aesthetik, e morreu no dia 18 de Novembro de 1887.

Nenhum comentário:

Postar um comentário